comemoração

VÍDEO: no Dia do Biólogo, conheça as atividades desenvolvidas pelo profissional

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A bióloga Sonia Cechin atua na área há mais de 30 anos

Diante do momento crítico de conservação da natureza, visualizado no mundo inteiro, a biologia tem ganhado mais destaque, estando entre as profissões do futuro. No Brasil, a profissão foi regulamentada por lei em 3 de setembro de 1979 e, por isso, hoje é comemorado o Dia do Biólogo.

VÍDEO: doutora titulada na UFSM é uma das mais jovens do Brasil

De acordo com a bióloga e diretora do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CNNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Sonia Zanini Cechin, 57 anos, o país está vivendo um momento de retrocesso no cuidado com a natureza. E é necessário, cada vez mais, pessoas preocupadas e com postura ética para se envolver com a conservação do ecossistema.

- Só através deste caminho que a gente vai poder deixar uma situação de bem-estar para as gerações futuras, pois isso, não será possível de outra maneira - conta a bióloga.


NA PANDEMIA
Dentre os profissionais que trabalham na linha de frente em combate ao coronavírus, os biólogos também estão desenvolvendo este importante papel. Como a própria definição do termo já diz, a biologia é a ciência que estuda a vida e os organismos vivos, podendo assim, também atuar na área da saúde. 

Maioria das entidades é contrária à retomada das aulas na próxima terça

Segundo Sonia, os profissionais atuam em atividades como a confecção de álcool gel - desenvolvida em parceria com químicos - desenvolvimento de protocolos de biossegurança e também na produção de metodologias relacionadas aos testes PCR - atividade desenvolvida pelo biólogo geneticista.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal
O biólogo e paleontólogo Flávio Pretto, durante coleta de uma titanossauro que viveu há cerca de 70 milhões de anos

LEQUE DE OPÇÕES
A biologia foi o curso que oportunizou a Flávio Pretto, 33 anos, realizar o sonho de criança de quando assistia aos filmes da franquia do Parque dos Dinossauros: o de tornar-se paleontólogo. 

- A paleontologia mexe com a imaginação das pessoas, ainda mais das crianças, e no meu caso, foi um interesse que nunca morreu e consegui realizar - conta Pretto.

Para o biólogo e paleontólogo, a profissão tem suma importância na sociedade, podendo ser uma forma de traduzir a informação científica em uma linguagem mais didática, que vai além da academia e dos periódicos científicos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Frio e chuva persistem nos próximos dias em Santa Maria

Próximo

BR-287 em Santiago é bloqueada por causa de desmoronamento na cabeceira de ponte

Geral